Bem-vindo ao teu blog!

Este blog visa permitir uma maior interactividade entre professor e aluno(a) e ser uma ferramenta de estudo e aprofundamento.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O culto pan-helénico


Para além do culto cívico, que se realizava em cada cidade, existia igualmente o culto pan-helénico (no qual todos os gregos podiam participar). Os exemplos deste tipo de culto foram o Oráculo de Delfos e os Jogos Olímpicos.
Entre os gregos havia templos dedicados aos vários deuses, e em alguns deles existiam oráculos, sistemas de interpretação da sabedoria dos deuses, que se comunicavam com os homens que vinham pedir conselhos ou saber do futuro. Muitas vezes a consulta não era pessoal, envolvia uma cidade inteira, sobretudo em épocas de guerra ou de peste.
As maneiras de os deuses responderem às perguntas variavam. Por exemplo, em Delfos, no oráculo de Apolo, o deus respondia pela boca de uma sacerdotisa, a Pítia ou Pitonisa, que entrava em transe e incorporava o deus. Em outros templos, o homem podia ocupar a função de intermediário entre os homens e os deuses. Um exemplo disso era o que ocorria no oráculo de Zeus, em Dodona, onde sacerdotes interpretavam o balançar das folhas dos carvalhos sagrados como a fala do deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário