Bem-vindo ao teu blog!

Este blog visa permitir uma maior interactividade entre professor e aluno(a) e ser uma ferramenta de estudo e aprofundamento.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O culto


Na pólis dos atenienses, como em todas as outras, as obrigações religiosas faziam parte do quatidiano dos cidadãos. O culto era também um dever privado (culto privado) que se realizada na intimidade/casa de cada um. Para além deste, o culto público era um dever cívico de todos os cidadãos, constituído por procissões,banquetes e procissões de animais. Em Atenas, as manifestações de culto cívico mais conhecidas, eram as Pequenas Panateneias (realizadas anualmente) e as grandes panateneias (realizadas de quatro em quatro anos). Acredita-se que essas festas tinham como objectivo agradar a sábia deusa, para que ela protegesse as colheitas.
Durante a cerimónia de abertura das Grandes Panatenéias, passava por Atenas um navio ornado pelo Véu de Minerva, um rico manto bordado pelas mais hábeis fiandeiras, tecelãs e jovens das mais tradicionais famílias atenienses. As mulheres carregavam cestos com utensílios para os sacrifícios; os rapazes, vasos com óleo e vinho; e os velhos, ramos de oliveira.
Na celebração das Panatenéias, cada tribo da Ática imolava um boi à deusa Atena , cuja carne era em seguida distribuída ao povo. Além dos grandes sacrifícios e ritos religiosos, nas Grandes Panatenéias eram promovidos concursos de beleza para escolher o rapaz mais forte e belo, eventos artísticos, hípicos, atléticos, náuticos e de ataque e defesa.
No torneio hípico era disputada uma prova deveras perigosa. O carro transportava dois aurigas, ou cocheiros; enquanto um deles conduzia o veículo, o outro saltava para fora e para dentro do carro, com os cavalos a galope. Esse evento está registrado em uma escultura que ornamenta um dos frisos internos do Parténon.
Aos vencedores eram outorgados prémios de 300 e 200 dracmas (unidade monetária), respectivamente para o primeiro e o segundo colocados. Os vitoriosos nas lutas e eventos atléticos recebiam diversos vasos de cerâmica contendo azeite feito com os frutos da oliveira sagrada, considerada propriedade de Atena.

Sem comentários:

Enviar um comentário