Bem-vindo ao teu blog!

Este blog visa permitir uma maior interactividade entre professor e aluno(a) e ser uma ferramenta de estudo e aprofundamento.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Integração dos Povos Dominados no Império




A expansão romana demorou séculos e o exército foi o elemento fundamental para essa expansão. O exército romano estava dividido em legiões. A sua disciplina e organização meticulosa permitiu-lhes obter inúmeras vitórias.




No final do século I a.C. uma legião era formada por 300 cavaleiros e 4200 homens de infantaria, organizados em grupos de 100 (as centúrias). O exército era comandado por magistrados supeiores, como os cõnsules ou pelo próprio imperador.


O exército foi, igualmente, um importante instrumento para a integração dos povos dominados no Império. Depois das conquistas as legiões permaneciam nas áreas conquistadas, para garantir o domínio romano e manter a paz - pax romana.




A permanência dos soldados, por longas temporadas, nos diferentes pontos do Império, contribuiu para a romanização das populações. Por outro lado, era frequente fundarem-se colónias militares nas províncias: os soldados, no final da carreira (os veteranos) , recebiam terras como recompensa pelos serviços prestados no exército, indo ali instalar-se com as suas famílias (fundação de colónias). Deste modo as colónias tornaram-se autênticos centros da cultura romana.




Para além do exército existiram outros instrumentos de integração dos povos dominados no império: o latim, a rede viária (as estradas), o direito (as leis) e a administração;




- o latim, a língua oficial do Império Romano passou a ser falada pela maior parte das populações urbanas;


- uma excelente rede viária que ligava as cidades entre si, sendo continuamente percorridas por soldados, comerciantes e funcionários;


- toda a população do Império, ficou sujeita às leis romanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário