Bem-vindo ao teu blog!

Este blog visa permitir uma maior interactividade entre professor e aluno(a) e ser uma ferramenta de estudo e aprofundamento.

domingo, 17 de janeiro de 2010

A arte Grega






A arte grega dos séculos IV a.C. e V a.C., por ser tão bela e perfeita, serviu de modelo à arte europeia de várias épocas. Dizemos, por isso, que os séculos IV e V a.C. são um período clássico da arte.

1 - A arquitectura:

Os edifícios em que melhor se manifesta a perfeição da arquitectura grega é nos templos, mas é preciso não esquecer que os gregos também construíram estádios e teatros.

Antes de mais, convém saber que havia edifícios de dois estilos ou ordens: a ordem dórica e jónica, o que fazia com que do exterior, parecessem muito diferentes.

A planta dos edifícos era rectangular e as colunas eram o elemento base da construção. Normalmente rodeavam o edifício, formando o peristilo. Sobre elas assentavam as traves que sustentavam o telhado de duas águas. Nos dois extremos, o espaço triangular formado pelos vértices do telhado e da trave é o frontão.

O que mais sobressai em cada edifício grego é:

- a ordem (a que cada edifício pertence);

- a harmonia das proporções, os edifícios não são excessivamente grandes (construídos à dimensão humana);
- equilíbrio do conjunto apesar da dimensão rectangular da planta;

- a delicadeza da decoração: presente na caneladura das colunas, nos capiteis das colunas, utilização de cores garridas que dão luz e brilho ao conjunto.

2 - Escultura:

- perfeição;

- ideia de movimento;

- naturalismo;

- ideal;

- serenidade;

- harmonia.

3 - Pintura/cerâmica

- vasos de cerâmica com figuras a negro e fundo vermelho e vasos com fuguras vermelhas e fundo negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário